quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

As Regras de Moscovo - Moscow Rules.

Finalmente a Bertrand resolveu-se a colocar nas bancas mais um livro de Daniel Silva. Para quem como eu, esperou impacientemente, enviando e-mails sem resposta ao editor para saber quando saíria o nono livro em português deste autor, este momento é uma satisfação.

Não vejo a hora de começar a saborear cada letra, cada frase, cada capítulo de mais uma aventura do nosso Gabriel Allon - O Príncipe de Fogo.

Quero deixar claro, que o contexto social e político no qual o autor se baseia para escrever estas aventuras não me interessa discutir, pois para tal me sinto deveras constrangido e até mesmo superficialmente conhecedor das verdadeiras causas. Outras pessoas o farão concerteza, noutros locais que não este. As aventuras de Gabriel Allon passaram a ser uma saga; como alguém já afirmou: - Terá Daniel Silva criado um novo James Bond? Eu acrescentaria que o mesmo seria algo como um James Bond Pós-Modernista em que o imortal Shamron funciona como uma espécie de MI6 e acho que as suas façanhas, retratadas na tela de uma sala de cinema, seriam concerteza um sucesso de bilhteiras. Sei que 7 dos livros já foram comprados para a sétima das artes e só nos resta esperar que os filmes sejam fiéis ao conteúdo e que não desiludam como desiludiu o filme "O Código Da Vinci" para quem o viu depois de ler o livro.

Para quem já viu o filme "Anjos e Demónios" depois de ler o livro, penso que desilude menos que o primeiro, conseguindo despertar algumas das sensações experimentadas ao ler a história.

Fiquem bem e comentem, senão isto perde a piada.

4 comentários:

  1. Consegui comprar o livro já hoje.

    Estou ansioso por iniciar a leitura, mas por agora ainda estou a admirar apenas os pormenores da capa.

    Mais uma vez, a Bertrand quebrou a coerência com as capas dos restantes oito livros do autor, pelo menos no que confere à lombada do livro.

    Shalom

    ResponderEliminar
  2. Ainda não comprei o livro, mas será uma das minhas próximas compras de certeza, pois sou fã =)
    Isso da Bertrand não responder a mails, infelizmente é hábito da editora, vá-se lá saber porquê. Afinal de contas deveriam fomentar o bom relacionamento com os clientes...
    Quanto ao comentário anterior, também estou um pouco desiludida com a alteração da capa, pois difere muito das anteriores e não vai ficar "tão bem" na estante.

    ResponderEliminar
  3. Boa notícia =) Tenho andado muito desactualizada, mas vou comprar este livro logo que possível! Também tenho andado ansiosa por mais um livro de Daniel Silva, os outros já estão todos lidos =)

    Quanto às adaptações para cinema do Código Da Vinci e do Anjos e Demónios, apesar de achar que não foram brilhantes, gosto muito de ambos os filmes... Acho que precisam de ser vistos como obras independentes dos livros, pois tanto um como outro se distanciam bastante dos (fabulosos) livros, mas temos que convir que não deve ser tarefa fácil adaptar estas obras para tudo se em 1h30 =)

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente com o facto de não conseguirem ser totalmente fiéis ao detalhe dos livros, e sei também que foram criadas bastantes dificuldades e obstáculos aos locais fidedignos para as filmagens, tanto por parte da igreja Católica como da igreja Anglicana.

    Devo confessar-vos que o livro "As Regras de Moscovo" está a ser absolutamente delicioso e mostra-nos também o contraste da civilização em que nos habituamos a viver e a crescer com aquela viveda por um povo que considero "diferente". Embora a descrição da Rússia seja efectuada de um ponto de vista completamente Ocidental e marcadamente norte-americano... Mas leiam primeiro e depois conversaremos.

    Até logo.
    Isaak Newtton

    ResponderEliminar